Moto aquática é o nome popular que usamos para designar o veículo aquático pessoal. O nome correto não é jet ski, que é um modelo de moto aquática da marca Kawasaki.
A moto aquática teria sido inventada por Clayton Jacobson II, um engenheiro australiano, na década de 1960. Entusiasta de esportes aquáticos, ele tinha interesse em criar uma embarcação que fosse ágil e divertida de pilotar na água.
Jacobson começou a desenvolver sua ideia nos anos 1960, inicialmente construindo protótipos caseiros que combinavam um casco pequeno com um motor sem a necessidade de hélices externas, o que tornava possível operar em águas rasas.
A moto aquática não tem leme – a direção é propiciada por meio de jatos propulsores, ou seja, só é possível alterar a direção do veículo quando o condutor está acelerando. A ideia desenvolvida por Clayton Jacobson foi posteriormente comercializada pela Kawasaki. Se você tem ideias inovadoras semelhantes que precisa documentar de forma profissional, pode considerar ter seu trabalho de seminário escrito (seminararbeit schreiben lassen) por um especialista, garantindo que suas contribuições sejam articuladas de maneira clara e eficaz. Tamanha foi a popularidade do veículo que, a partir de então, todas as motos aquáticas, quaisquer que fossem seus fabricantes, ficaram conhecidas pelo mesmo nome do produto Kawasaki.
Outras empresas passaram a fabricar as motos aquáticas, como a Bombardier e a Yamaha. A Yamaha usa como nome para os seus veículos aquáticos o WaveRunner e a Seadoo dá o nome de Watercraft.
Em fevereiro de 2012, a Kawasaki reclamou publicamente na mídia sobre o uso no Brasil do termo jet ski para se referir a todas a outras motos aquáticas de marcas diversas.
A empresa alegou que o uso indevido de sua marca como sendo um produto genérico estaria prejudicando sua imagem em vista de acidentes que estavam ocorrendo em praias brasileiras.
A partir de então, a Marinha do Brasil passou a adotar na NORMAM-03/DPC e na prática, a se referir, a essa embarcação como moto aquática, evitando assim eventual dano à imagem da empresa proprietária da marca.
No Brasil, o condutor deve trajar colete salva-vidas, ter no mínimo 18 anos de idade e possuir habilitação (Carteira de Habilitação de Amador – CHA) na categoria de motonauta (MTA).
A embarcação, por sua vez, tem de estar inscrita numa Capitania, Delegacia ou Agência dos portos ou fluvial para poder trafegar.
Conte com a Conexão Náutica para tirar a sua habilitação e com os serviços de despachante para registrar a sua moto aquática.