Áreas de navegação e categorias de habilitações náuticas

Saiba mais sobre as áreas de navegação para embarcações de esporte e/ou recreio e as diferentes categorias de habilitações náuticas.

As áreas de navegação para embarcações de esporte e/ou recreio são aquelas onde uma embarcação empreende uma singradura ou navegação, e são divididas em:

Navegação em Mar Aberto – aquela realizada em águas consideradas desabrigadas, e são subdivididas nos seguintes tipos:

  • 1) Navegação costeira – aquela realizada entre portos nacionais e estrangeiros, dentro dos limites de visibilidade da costa, não excedendo a 20 milhas náuticas (Mestre-Amador); e
  • 2) Navegação oceânica – também definida como sem restrições, isto é, aquela realizada entre portos nacionais e estrangeiros, fora dos limites de visibilidade da costa e sem outros limites estabelecidos (Capitão-Amador).

Navegação Interior – realizada em águas abrigadas (área1) ou parcialmente abrigadas (área 2) ao longo dos rios, baías, enseadas, angras e canais cujos limites são estabelecidos pela Capitania local.

Diferentes habilitações

Os Amadores habilitados nas categorias de Veleiro, Motonauta e Arrais-Amador somente podem navegar dentro dos limites da navegação interior.

Os habilitados na categoria de Mestre-Amador estão aptos a navegar até o limite da Navegação Costeira (20 milhas da costa). Os habilitados como Capitão-Amador estão aptos a conduzir embarcações em todas as áreas (sem restrições geográficas).

Habilitação da Categoria de Amadores

Conforme as exigências de nível de habilitação necessário para conduzir embarcações de lazer, os amadores constituem um único grupo e podem ser habilitados nas seguintes categorias:

Veleiro – pode conduzir pequenas embarcações a vela (sem motor), nos limites da navegação interior.

Motonauta – pode conduzir somente moto aquática nos limites da navegação interior.

Arrais Amador – pode conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática.

Mestre-Amador – pode conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática.

Capitão-Amador – pode conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, em qualquer área, ou seja, sem limitações geográficas, exceto moto aquática.

São consideradas categorias iniciais: Veleiro, Motonauta e Arrais Amador. A idade mínima para habilitação de Veleiro é de oito (8) anos de idade. Para as demais categorias a partir de dezoito (18) anos completos.

Dispensa da habilitação

Estão dispensados de possuir habilitação os condutores de dispositivos flutuantes e de embarcações miúdas sem propulsão a motor utilizados na atividade de esporte e/ou recreio.

Dispositivos flutuantes são todos aqueles dispositivos sem propulsão, destinados a serem rebocados e de uso exclusivo para atividades de esporte e/ou recreio.

Habilitação náutica: como tirarAprenda mais com a Conexão

A Conexão Náutica tem uma equipe apta a ajudar os amadores a tirarem suas habilitações náuticas nas categorias Arrais Amador, Motonauta e Mestre-amador.

Nós trabalhamos com o melhor material didático para facilitar o aprendizado ao aluno. Além das nossas aulas teóricas e da apostila, disponibilizamos simulados e vídeo-aulas online. Com esse pacote vai ficar muito mais fácil passar na prova de habilitação.

 

Leia também:

Legislação náutica: uso da moto aquática e outras embarcações

Saiba onde e como é permitido navegar em lagos, rios e no mar

 

2 Comentários
  • Valdeir Gontijo de Araujo
    Posted at 13:44h, 10 outubro Responder

    Excelente. Tudo compacto no que estou ainda estudando. Um bom trabalho se faz com honestidade, profissionalismo e integração professor e aluno. Espero ser aprovado e continuar meus estudos, pois o campo é extenso e existe ainda duas categorias acima da qual estou inscrito. Que venha o endereço do local para efetuarmos as provas no dia 19/10/2019 e aguardar o resultado oficial visto que terminarei a prova sabendo do meu desempenho diante do esforço em estudar. Forte abraço. Valdeir

    • Conexão Naútica
      Posted at 11:21h, 18 outubro Responder

      oi Valdeir!

      Isso mesmo. Que venha a prova! Boa sorte,

      Um abraço
      Equipe da Conexão Náutica

Comentários