O que cai na prova de Arrais Amador e Motonauta

Saiba mais sobre os assuntos cobrados nas provas para habilitação de Arrais Amador e Motonauta.

A categoria Arrais Amador é a habilitação certificada pela Autoridade Marítima para operar embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional.

Com o Arrais Amador, a pessoa está apta a conduzir embarcações – canoas, barcos e lanchas –  nos limites da navegação interior, exceto a moto aquática (conhecida como jet ski). Para conduzir a moto aquática é preciso também se habilitar na categoria  Motonauta.

Você pode escolher apenas tirar uma habilitação ou outra mas o mais aconselhável é se habilitar nas duas categorias – Arrais Amador e Motonauta.

A prova para habilitação

Em linhas gerais, a prova para habilitação aborda os seguintes assuntos:

  • Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo.
  • Os limites laterais de canais navegáveis.
  • Perigos naturais e outras obstruções, tais como cascos soçobrados.
  • Manobra de embarcação: atracar, desatracar, pegar a bóia, manobra em espaço limitado com emprego de um e dois hélices, identificação, classificação e nomenclatura de embarcações miúdas e leme e seus efeitos.
  • Conhecimentos gerais de: combate a incêndio, incluindo a identificação e manuseio correto de extintores, primeiros socorros, noções de sobrevivência e segurança no mar, rios, lagos e lagoas.
  • Noções de comunicações na navegação interior: equipamentos, procedimentos, freqüência de socorro, chamada e trânsito.
  • Noções de sobrevivência na água.

Como é o exame para a categoria de Arrais-Amador?

O aluno fará uma única prova escrita com a duração máxima de duas horas, sendo esta prova constituída de 40 questões do tipo múltipla escolha. Será considerado aprovado o candidato que acertar pelo menos 50%  da prova, ou seja, 20 questões. As Capitanias, Delegacias e Agências são responsáveis pela divulgação do resultado do exame.

Como é o exame para a categoria de Motonauta?

O aluno também fará uma prova escrita contendo um questionário com 20 perguntas do tipo múltipla escolha com a duração máxima de 1 hora e 30 minutos. Será aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento). As Capitanias, Delegacias e Agências são responsáveis pela divulgação do resultado do exame.

=================================

Nós da equipe da Conexão Náutica vamos te passar todas as informações para que você esteja tranquilo no momento da prova. Com nossos cursos preparatórios – teórico e prático, você vai se divertir e receber instruções preciosas para navegar com segurança com a habilitação Arrais Amador ou Motonauta. ????
Acesse: http://conexaonautica.com.br

Leia também:

Cuidados com a documentação da sua embarcação

Como tirar carteira para pilotar embarcações aquáticas

Amyr Klink é um dos grandes navegadores brasileiros

 

2 Comentários
  • TIAGO ABREU
    Posted at 08:39h, 04 setembro Responder

    Pessoal sério e honesto, tirei minha habilitação com eles, cumpre todo procedimento obrigatório, nada de faz de conta, ensina tudo para o aluno não fazer reteste, serviço com muita responsabilidade e qualidade, eu aprovo.

  • João Batista da rosa costa
    Posted at 15:38h, 30 janeiro Responder

    Estou enteresado em fazer esse curso de arras, onde devo procurar em Belém os

Comentários