
Faça a manutenção das suas embarcações
Barcos, lanchas, canoas e motos aquáticas são equipamentos que precisam de manutenção, assim como os carros.
Ao adquirir uma embarcação é importante lembrar que não basta comprar e colocar na água. Para mantê-la funcionando e em bom estado é preciso fazer manutenção frequentemente e contratar alguém para cuidar e pilotar o barco, quando não é você mesmo quem assume o comando.
Assim como os carros, as embarcações requerem alguns cuidados já que possuem motor de combustão interna, engrenagens e diversos dispositivos que necessitam de cuidados periódicos para continuar funcionando perfeitamente.
A manutenção nas embarcações se torna ainda mais necessária que a da maioria dos veículos terrestres, uma vez que, enquanto um carro é usado praticamente todos os dias, é comum que a moto aquática ou a lancha fiquem parados por semanas ou meses.
Dicas para cuidar da sua embarcação
- Combustível
- Procure abastecer sempre em postos que você já conhece e cujo combustível nunca causou problemas. Leve em consideração a validade da gasolina. O combustível parado no tanque há mais de dois meses, o ideal é trocá-lo por completo. Dessa forma você evita danos maiores ao seu equipamento.
- Se a moto aquática possui carburador é preciso ter cuidados redobrados. O carburador é bastante sensível e pode entupir, caso não seja feita a manutenção correta. Se isso acontecer e o motor falhar é melhor não insistir pois o carburador sujo pode se tornar um motor quebrado.
- Transporte
- Na hora de transportar sua embarcação, certifique-se de que a carreta escolhida é adequada para o tamanho e o peso da sua moto aquática, lancha ou canoa. Prenda bem o equipamento, utilizando cintas do tipo catraca e não se esqueça de prender também o banco — não é raro que ele se solte no caminho.
- Posicione bem a carga sobre a carreta e certifique-se de que a calibragem dos pneus esteja adequada. O uso de capas protetoras, embora não seja obrigatório, ajuda a proteger a pintura das embarcações.
- É muito importante também fazer a manutenção da carreta. Nunca use pneus recapados e, pelo menos uma vez ao ano, faça a checagem de rolamentos, engates e parte elétrica.
- Limpeza
- Depois da diversão, retire todos os seus objetos pessoais da embarcação e use uma esponja macia para lavá-la com detergente neutro. Enxágue bem a embarcação. Evite usar mangueiras de alta pressão, pois elas podem danificar componentes eletrônicos e detalhes da carenagem. Se você navega em água salgada, deve lavar também a parte interna da embarcação com água doce limpa, além de fazer a retro-lavagem, também conhecida como adoçamento ou flush, do motor para evitar que fique resíduos de sal dentro do motor, escapamento, entre outros. Evite o uso de mangueiras de alta pressão.
Documentação
Para começar, é preciso estar com os documentos em ordem, então você deve regularizar junto a Capitania dos Portos.
Os documentos essenciais para navegar com tranquilidade são:
- Título de Inscrição da Embarcação (TIE) ou Título de Inscrição de Embarcação Miúda (TIEM) original da embarcação na validade de (05) cinco anos;
- Carteiras de habilitações categorias Arrais Amador, Motonauta, Mestre-Amador e/ou Capitão Amador, validade (10) anos, e um documento de identificação com foto.
- A bordo das embarcações é obrigatório portar os documentos originais pois as capitanias dos portos não aceitam cópias autenticadas dos documentos de propriedade.
Seguro da embarcação
Um gasto que vale muita a pena é o seguro do barco. Em geral, o valor do seguro varia entre 0,5% e 2,0% do valor da embarcação. Para chegar no preço final, leva-se em consideração os seguintes itens:
- tipo de embarcação (moto aquática, lancha, veleiro);
- valor da embarcação;
- material do casco;
- comprimento;
- ano de construção;
- propulsão;
- local de guarda (marina, garagem etc.); e
- área de navegação.
Seu sonho é navegar? Curtir mais a natureza? Curtir a vida?!
Nossa equipe da Conexão Náutica está preparada para te ajudar a pilotar sua embarcação. Com nossos cursos preparatórios – teórico e prático, você vai se divertir e receber instruções preciosas para navegar com segurança com a habilitação Arrais Amador ou Motonauta. ???? Acesse: http://conexaonautica.com.br
Leia também:
Comente!